Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêuticos se destacam no Bem Estar Global de Fortaleza

Data: 14/09/2018

Com muita animação e protetor solar extra para enfrentar os níveis extremos de radiação ultravioleta registrados esta semana, os farmacêuticos e estudantes de Farmácia amanheceram no Parque Bisão nesta sexta-feira, 14 de setembro, para atender à população de Fortaleza, no Bem Estar Global. Das 8 às 13 horas, 114 pessoas passaram pela Tenda da Farmácia, montada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE). Elas tiveram sua pressão arterial medida, fizeram exames para dosagem de glicemia e colesterol capilar e foram orientadas quanto ao uso seguro e ao descarte correto de medicamentos. Mais da metade dos pacientes precisou passar pela consulta farmacêutica porque seus parâmetros estavam alterados.

O atendimento recebido na Tenda da Farmácia foi crucial para a aposentada Raimunda Nonata de Souza Paiva, de 80 anos. Ela, que já sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e tem diabetes, sentiu-se mal ao chegar. Imediatamente acolhida, fez exame de glicemia capilar, que apresentou resultado muito alto. “Descobrimos que, embora a Dona Raimunda contasse com um diagnóstico e estivesse em tratamento da doença, utilizava os medicamentos de forma errada”, contou o farmacêutico Rodrigo Silveira. A aposentada, que, pelo seu quadro, poderia ter sofrido mais um acidente vascular cerebral, deixou o local de ambulância.

Casos como estes, de pacientes que têm diagnóstico, estão em tratamento, mas ainda assim não conseguem controlar suas doenças, ou que utilizam os medicamentos de forma inadequada e, por isso, acabam tendo sua saúde prejudicada, são muito comuns. Segundo estimativa feita em estudo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a morbidade relacionada à medicamento (MRM) geraria um custo de R$ 60 bilhões por ano para o Sistema Único de Saúde (SUS). A cada real investido no fornecimento, o governo gastaria cinco reais para tratar esses problemas. Metade dos casos avaliados na pesquisa seriam evitados com uma supervisão mais cuidadosa e efetiva do uso dos medicamentos.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João destaca que proporcionar o acesso aos cuidados com a saúde a quem de fato necessita é a maior recompensa pelo trabalho totalmente voluntário realizado no Bem Estar Global. Ele destaca a visibilidade para o trabalho farmacêutico como outro grande ganho da ação de responsabilidade social promovida pela Rede Globo em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). “Ao aderir ao projeto, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) viabilizou um importante espaço para que a sociedade compreenda e reconheça a importância da atuação do farmacêutico em prol da qualidade de vida das pessoas”, avalia Walter Jorge João, lembrando que o farmacêutico é o profissional da saúde mais próximo da população.

A coordenadora do Bem Estar Global no CFF, Josélia Frade, agradeceu aos cerca de 40 farmacêuticos e estudantes de Farmácia que trabalharam nesta edição. Ela comemorou os resultados alcançados. “Conseguimos atender um grande número de pessoas, considerando o espaço disponibilizado”, avaliou. Para o conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Ceará, Luis Cláudio Mapurunga, o Bem Estar tem possibilitado mostrar o trabalho farmacêutico a todo o país. “Agradeço ao CFF por firmar essa parceria com a Rede Globo, e ao CRF-CE, por apoiar a ação no Ceará”, comentou no encerramento da ação.

O presidente do CRF, Jandry Barreto, agradeceu ao CFF e à Rede Globo, destacando a importância de iniciativas como essas, para ampliar a acesso aos serviços de saúde. O professor Tarcisio José Palhano, presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), entidade que apoiou as atividades na Tenda da Farmácia, ressaltou a grande carência de informação e cuidado manifestada pelas pessoas atendidas na Tenda da Farmácia. “Ações como essas, aproximam farmacêuticos dos pacientes”, observou.

Os pacientes atendidos na Tenda da Farmácia, que necessitam de acompanhamento, serão acolhidos pelas unidades básicas da rede municipal de saúde. “Agradecemos aos conselhos federal e regional de Farmácia pela parceria e ressaltamos a importância do trabalho do farmacêutico. Por meio de sua atuação clínica, esse profissional fecha o ciclo do cuidado de forma segura, evitando a entrega aleatória de medicamentos”, disse Aline Gouveia, representante da Prefeitura.

Para a continuidade do cuidado farmacêutico recebido durante o Bem Estar Global, e visando melhores resultados em seus tratamentos, pacientes em uso contínuo de medicamentos foram encaminhados para a Clínica Integrada de Saúde e para o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), ambos pertencentes à Faculdade Metropolitana de Fortaleza (Fametro). “Com o apoio de serviços de saúde locais, temos conseguido que o cuidado prestado na Tenda da Farmácia tenha prosseguimento e, de fato, transforme a vida das pessoas atendidas”, comenta o farmacêutico Rodrigo Silveira, da equipe de planejamento técnico da ação.

Nesta edição do Bem Estar Global, o Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE) e a Secretaria Municipal de Saúde contaram com o apoio da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (Ceatenf), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e da Faculdade Metropolitana de Fortaleza (Fametro). O trabalho foi muito elogiado e, pela relevância do atendimento prestado, foi mostrado durante a transmissão ao vivo do programa Bem Estar dessa sexta-feira, em entrevista da coordenadora do projeto no CFF, Josélia Frade.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700