Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA fala de doenças respiratórias crônicas

Data: 23/11/2018

As doenças respiratórias crônicas (DRC), a exemplo da asma, rinite alérgica e doença pulmonar obstrutiva (DPOC), entre outras, são um dos maiores problemas de saúde do mundo. Elas estão aumentando em prevalência e afetando a qualidade de vida das pessoas, inclusive incapacitando-as e até as levando à morte. Por que as DRC estão expandindo-se? Quais são os seus fatores de risco? O que há de comum e de diferente entre essas doenças? E entre os tratamentos destinados às mesmas? Como preveni-las?

As doenças respiratórias constituem um desafio para os farmacêuticos, que têm papel preponderante nas terapias das mesmas. Um dos papéis é orientar os pacientes para que usem corretamente os dispositivos inalatórios no tratamento da asma. Outra ação importante dos profissionais é a de controlar os possíveis problemas associados aos medicamentos indicados nas terapias. As doenças respiratórias crônicas são o tema da “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (28.11.18).

ENTREVISTADO - DR. HÁGABO MATHYELL SILVA é o nosso convidado para falar sobre as doenças respiratórias crônicas. Farmacêutico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrando em Atenção Farmacêutica pelo CEAF (Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica) da UFMG, DR. HÁGABO MATHYELL é um estudioso, com experiência, das doenças respiratórias, com foco na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Atuou no campo das DPOC, por dois anos, em um projeto de pesquisa e extensão do CEAF/UFMG em parceria com a farmácia do componente especializado da assistência farmacêutica da Unidade de Belo Horizonte. Integra a equipe de coordenação do Grupo de Estudos em Atenção Farmacêutica (GEAF) da Universidade Federal de Minas Gerais.

ALCANCE - A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, ao vivo, a partir das 17h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700