Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Genéricos na "Entrevista Farmacêutica"

Data: 07/12/2018

O mercado de medicamentos genéricos, no Brasil, vem apresentando um crescimento expressivo. Em 2017, eles foram responsáveis por 34% do total de caixas comercializadas (1,5 bilhão de unidades). Mas, 19 anos após a sua implantação, no País, por meio da Lei Nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999, os genéricos consolidam-se como importante opção terapêutica. Por outro lado, ainda, suscitam alguma desconfiança por parte de profissionais da saúde e de pacientes, a qual vem sendo desfeita pela qualidade e preço mais barato dos produtos. A “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (12.12.18) terá por tema os genéricos.

ENTREVISTADO – Convidamos um especialista para falar sobre o assunto. DR. GERSON ANTÔNIO PIANETTI é farmacêutico com doutorado em Controle de Fármacos e Medicamentos pela Universidade de Paris e com pós-doutorado, na mesma área, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professor de Controle de Qualidade de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFMG. É, ainda, conselheiro federal de Farmácia por Minas Gerais.

DR. PIANETTI falará sobre os testes a que são submetidos os genéricos, explicando como são realizados e a função de cada um; as patentes, as desconfianças que, ainda, existem em relação a essa classe de medicamentos, e o que os usuários devem fazer, em caso de dúvidas e desconfiança. O professor da UFMG explicará, também, porque alguns medicamentos de referência perderam as suas patentes, há tantos anos, mas não suscitaram o interesse da indústria em produzir os genéricos dos mesmos. DR. GERSON PIANETTI tocou em outro aspecto envolvendo esses medicamentos: “Alguns genéricos, ao longo do tempo, podem deixar de ser intercambiados pelos de referência”. Por que? Esta e outras respostas estão com DR. PIANETTI.

ENTREVISTA - A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, na quarta-feira (12.12.18), ao vivo, a partir das 17h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700