Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Nanotecnologia é tema da "Entrevista Farmacêutica"

Data: 01/03/2019

A nanotecnologia baseia-se em uma medida invisível a olho nu, equivalente a um trilhão de vezes menor que o metro. Um nanômetro (nm) corresponde a dez elevados a menos nove. Difícil de ser imaginado, como também de ser escrito: 0,0000000001m. A nanotecnologia criou uma nova fronteira para o desenvolvimento de medicamentos. Interdisciplinar por origem, ela associa física, química, eletrônica, biologia, ciência dos materiais e praticamente todas as disciplinas da engenharia.

Graças à nanotecnologia farmacêutica, é possível, por exemplo, encapsular fármacos em estruturas de tamanho manométrico. Exemplos são os micropellets, modo de encapsulamento que possibilita a liberação dos fármacos, de forma controlada, num sítio específico.

A tecnologia que produz os nanofármacos, dizem os especialistas, acumula uma série de vantagens. Exemplos são o aumento da eficácia terapêutica, a redução ou mesmo ausência de toxicidade, o aumento da concentração do fármaco no alvo; a melhora da estabilidade, fato que evita a degradação do medicamento; o uso de menor quantidade do fármaco, diminuição dos efeitos colaterais, a proteção das drogas/proteínas frágeis de ambientes severos biológicos, entre outras. Tudo isso leva à melhor adesão do paciente ao tratamento e proporciona resultados clínicos favoráveis.

TEMA – A nanotecnologia farmacêutica é o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, na quarta-feira (06.03.19), ao vivo, a partir das 13h40 (horário de Brasília), simultaneamente, pela "Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz), ancorada pelo jornalista Luciano Barroso, e pela “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 KHz AM), tendo à frente o jornalista Cézar Faciolli. Ambas as emissoras pertencem à EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista é veiculada dentro do programa “Tarde Nacional”. Da sucursal da “Nacional”, em São Paulo, o jornalista Anchieta Filho, também, participa da entrevista.

Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O ENTREVISTADO: Para falar sobre nanotecnologia farmacêutica, convidamos o DR. ANSELMO GOMES DE OLIVEIRA. Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Júlio de Mesquita Filho, DR. ANSELMO possui mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (USP).

É professor titular do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (campus de Araraquara), onde é, também, docente/pesquisador credenciado do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e em Nanotecnolgoia Farmacêutica. Na Unesp, DR. ANSELMO GOMES está à frente de pesquisas para o desenvolvimento de nanofármacos destinados ao tratamento de doenças dos olhos. Ele é, também, coordenador da revista científica “Infarma”, do Conselho Federal de Farmácia.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional de Brasília"/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida, com a participação do jornalista Aloísio Brandão, do CFF.

Para ouvir a entrevista, ao vivo, pela internet, acesse a página da EBC (http://radios.ebc.com.br/aovivo?emissora=radio-nacional-de-brasilia). Depois, clique nos links da "Rádio Nacional de Brasília” (AM 980KHz) e “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 AM) para ouvir os programas ao vivo. Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700