Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Drogas sintéticas ilícitas são tema da "Entrevista Farmacêutica"

Data: 22/03/2019

As drogas sintéticas formam a nova onda de substâncias ilícitas que está entrando, no Brasil. Muitas delas são até 100 vezes mais potentes e com efeitos muito mais duradouros que as originais – e, em muitos casos, devastadores (podem matar já no primeiro uso). Para que se tenha uma ideia do crescimento assustador dessas substâncias, a cada três dias, uma nova droga é lançada, no mundo, segundo informa o farmacêutico-bioquímico especialista na área, DR. LUIZ WALTER CARVALHO DE SOUZA. Ele é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (27.03.19).  DR. LUIZ WALTER explica que as drogas sintéticas são produzidas em laboratórios, com estruturas moleculares preparadas para potencializar o seu efeito em relação à substância de origem.

O ENTREVISTADO – Farmacêutico-bioquímico pela Universidade Federal do Pará (UFPA), DR. LUIZ WALTER CARVALHO DE SOUZA especializou-se em Toxicologia e Química. É perito criminal da Polícia Civil do Pará, além de coordenador e professor de Toxicologia do Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses (Infor) Renato Chaves, no Estado.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, na quarta-feira, ao vivo e simultaneamente, pela "Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz), ancorada pelo jornalista Luciano Barroso, e pela  “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 KHz AM), tendo à frente o jornalista Cézar Faciolli. Ambas as emissoras pertencem à estatal EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista é veiculada dentro do programa “Tarde Nacional”. Da sucursal da “Nacional”, em São Paulo, o jornalista Anchieta Filho, também, participa da entrevista.

Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional de Brasília"/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública, a  “Entrevista Farmacêutica” é idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF.

Para ouvi-la, ao vivo, pela internet, acesse a ágina da EBC. Depois de aberta a página, clique nos links para a "Rádio Nacional de Brasília” (AM 980KHz) e “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 AM). Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.  


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700