Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Comissão de Fiscalização se reúne com nova composição

Data: 26/03/2019

A Comissão de Fiscalização do Conselho Federal de Farmácia (Cofisc) realizou a primeira reunião de 2019 nos dias 21 e 22 de março. Com 36 anos, o representante mais jovem entre os conselheiros do CFF, Romeu Cordeiro Barbosa Neto, assumiu como presidente.


Romeu Cordeiro Barbosa Neto 

Especialista em Vigilância Sanitária e em Análises Clínicas, o farmacêutico efetivo da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde de Rio Branco, Romeu Cordeiro destaca sua experiência na fiscalização. "Sempre trabalhei na parte de fiscalização de legislação farmacêutica, já fui fiscal sanitário do estado, fui diretor de vigilância sanitária. Então, eu tenho todo esse leque e esse conhecimento na área de fiscalização.

O presidente da Cofisc diz que terá como lema de trabalho o princípio da orientação. Para ele, o grande desafio é justamente aproximar o farmacêutico da fiscalização."Precisamos levar o profissional a entender que a fiscalização é parceira. Que se não fosse a fiscalização, não teria emprego para o farmacêutico. Então, a meta é garantir a empregabilidade dentro de uma característica orientativa, garantindo que a resolução 648, que regulamenta a fiscalização no Conselho de Farmácia, seja realmente aplicada."

Sobre os encontros regionais e nacional de fiscalização, Romeu adianta que o objetivo é mostrar essa didática, que será o mecanismo novo da Confisc, aplicando a questão do perfil. "Queremos levar para o fiscal as realidades e as necessidades do profissional farmacêutico. Nós sabemos que o fiscal é o profissional que está sempre andando, visitando e conhecendo a realidade do profissional, mas essa questão orientativa é a gente que precisa aprimorar um pouco mais”.  

Também fazem parte da Comissão de Fiscalização, os farmacêuticos Augusto Nelson Carvalho de Oliveira , do Pará; Carlos Roberto Merlin, de Santa Catarina; Paulo Tamashiro Filho, de Roraima; e Simone Fátima Lisot, de São Paulo.

Comissões do CFF

O Conselho Federal de Farmácia possui oito comissões assessoras. Elas funcionam como fóruns permanentes de discussão sobre vários âmbitos da Farmácia. Têm como atribuições desenvolver projetos e propor ações voltadas ao segmento profissional da área de estudo da Comissão. Também possuem como missão assessorar a diretoria do CFF em assuntos que exigem conhecimentos técnicos específicos, por meio de debates e pareceres. 

 


Escute também o áudio com essa entrevista na Rádio NewsFarma (
www.newsfarma.org.br).

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700