Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Comunicação e atitude são fundamentais para o trabalho do farmacêutico

Data: 31/05/2019

A competência da comunicação com o paciente e com a equipe multidisciplinar deve ser uma das principais preocupações do profissional farmacêutico. É o que buscou apresentar o 8º Encontro de Residências em Farmácia Hospitalar. Evento que foi realizado no 12º Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, em Fortaleza, no Ceará.

Para a coordenadora Eugenie Neri o encontro superou as expectativas. Eram esperados cerca de 50 participantes e 130 se inscreveram. Ela conta que a  programação inovou nesta edição ao apresentar exemplos práticos aos participantes para o dia a dia da profissão, especialmente no aspecto da comunicação.

“A ideia é despertar nas pessoas a importância de buscar atitudes, comportamentos e desenvolver habilidades de comunicar bem o que é preciso comunicar. Na área da saúde é fundamental. Se eu comunico e o outro não entende nós podemos ter uma série de problemas podendo até levar o paciente à morte". De acordo com a profissional, a boa comunicação pode resolver conflitos e ajudar o paciente a ter melhor resultado esperado.

O Coordenador da farmácia clínica do Hospital Albert Einstein, Fábio Ferracini, foi um dos palestrantes no encontro. Ele destacou a relevância da atitude e do conhecimento para que o farmacêutico possa exercer a atividade clínica de uma maneira correta e assertiva e ser ouvido e respeitado dentro de uma equipe multidisciplinar.

Para ele, farmácia clínica e segurança do paciente são sinônimos. “Antes de falar com qualquer pessoa da equipe multiprofissional, é preciso saber todo o caso do paciente e ter pesquisado tudo sobre aquele medicamento. E nunca o farmacêutico ter a soberba de achar que sabe tudo. Ele tem que ter sempre a humildade e pesquisar em prol da segurança do paciente. E, quanto for falar com qualquer profissional da área da saúde, seja médico, enfermeiro ou fisioterapeuta, deve falar com propriedade e segurança. Esse é o principal comportamento.”

O 12º Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar e 8ª edição Sul Americana ocorreu entre os dias 23 e 25 de maio em Fortaleza. Promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, o evento teve por objetivo oferecer uma visão ampla do papel e da atuação dos farmacêuticos em diversas áreas, em especial, na prática clínica embasada em evidências científicas, proporcionados pela pesquisa, ensino e assistência.


Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700